Pesquisar
Close this search box.

Somos o Pompéia Ecossistema de Saúde

O Pompéia Ecossistema de Saúde é um conjunto de serviços e de profissionais que atuam com excelência, interagem entre si e com seu entorno, constituindo-se em um ambiente agradável, sustentável e inovador, para conduzir o cliente por toda a jornada do cuidado, da prevenção ao tratamento.

A saúde é um dos bens mais importantes da humanidade. Por meio de avanços científicos, tecnológicos e do atendimento, sempre buscamos a melhor solução para promover a saúde da nossa sociedade.

Entendemos por saúde todo o complexo do ser humano: o corpo, a mente e a alma. Esses três pilares precisam estar em harmonia para o bem-estar de cada um. Por isso, a nossa missão é “dar vida à vida humana, com amor, respeito, conhecimento de vanguarda e inovação“.

Dar vida à vida humana significa proporcionar qualidade de vida às pessoas, por meio de cuidados adequados à saúde e também pelo tratamento humanizado, tendo sempre em mente que cada ser humano é único, seja pela sua estrutura física, visão de mundo ou sentimentos. 

Essa complexidade é a beleza que move o universo. Embora saibamos que as diferenças podem gerar conflitos, acreditamos que onde existe o amor e o respeito, essas diferenças contribuem para construir experiências positivas e encontrar soluções para as mais diversas situações.

Por isso, em nosso Pompéia, as equipes são multidisciplinares e estão em constante atualização. O conhecimento de vanguarda dos nossos profissionais permite avaliações mais precisas e promove a excelência no atendimento das necessidades de cada paciente.

Por sua estrutura e equipe multiprofissional especializada, o Pompéia é classificado como de alta complexidade e é referência para todos os 49 municípios da Serra Gaúcha nas seguintes especialidades: Neurologia e Neurocirurgia; Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular; Traumatologia e Ortopedia; Oncologia;  Nefrologia e Transplante de Rins.

Sua atuação tem conquistado o reconhecimento público de importantes organizações que atestam a competência e o desempenho de seus serviços, oferecendo mais segurança aos pacientes, familiares, médicos e à sociedade. 

A inovação faz parte do nosso DNA, começando em 1913 e nos acompanhando até o presente: o primeiro hospital, a primeira ambulância, a farmácia, o bloco cirúrgico, a UTI, a Escola de Saúde, Banco de Olhos, os novos equipamentos de última geração como mamógrafo, a ressonância magnética, o PET CT, o tomógrafo, os novos setores e serviços, as especialidades, entre tantas outras melhorias de infraestrutura e evolução.

Seja por meio da medicina de precisão, guiada por Inteligência Artificial, seja pelos novos serviços e melhorias na infraestrutura, o objetivo é sempre o mesmo: entregar a melhor solução de saúde para nossos clientes e agregar valor na qualidade de vida para a sociedade. Por isso somos o Pompéia Ecossistema de Saúde, um conjunto de serviços e de profissionais que atuam com excelência, interagem entre si e com seu entorno, constituindo-se em um ambiente agradável, sustentável e inovador para conduzir o cliente por toda a jornada do cuidado, da prevenção ao tratamento.

Filosofia

Missão

Missão

Dar vida à vida humana com amor, respeito, conhecimento de vanguarda e inovação.

Visão

Visão

Ser reconhecido como ecossistema de saúde na Região Sul do Brasil.

Valores

Valores

Vida, Amor, Respeito, Inovação, Excelência, Transparência e Crescimento Sustentável.

Nossa história

Para quem já conhece o Pompéia Ecossistema de Saúde, pode vir à memória um hospital de alta complexidade e com profissionais de excelência, cuja história se confunde com a própria história de Caxias do Sul.

O que poucos sabem é que o Pompéia Ecossistema de Saúde é a soma harmoniosa de duas grandes forças: a sua mantenedora, a Associação Pio Sodalício das Damas de Caridade de Caxias do Sul, e seus profissionais, liderados pelo corpo diretivo. E essas forças têm o apoio da sociedade, para a qual o Pompéia se dedica há 110 anos.

A história do Pio Sodalício descreve a trajetória de incansáveis senhoras que, unidas pelo amor, dedicação e compaixão, conseguiram transformar sonhos em realidade, levando aos que necessitavam a saúde, o conforto e a coragem.

A origem das Damas do Pio

Era 1913, início do século XX, quando Caxias do Sul tinha sido elevada à categoria de cidade e estava em pleno crescimento. Depois de muitas visitas a doentes carentes e após terem doado o altar-mor à Igreja Santa Tereza, um grupo de senhoras uniu forças para cumprir a sua nobre missão: acolher a todos que necessitassem de cuidados com a saúde.

Elas eram damas da sociedade da época, que não se acomodaram com a sua boa condição de vida, conquistada com o fruto do seu trabalho e de seus antepassados, pois tinham na memória, a história de luta dos imigrantes europeus, cheios de esperança para vencer as dificuldades.

As damas não visavam fama ou reconhecimento para si, a prova disso é que poucas pessoas conhecem a origem do Pompéia Ecossistema de Saúde. Elas apenas desejavam fazer o bem e, ao verem tantos necessitados pelas ruas de Caxias e da Serra Gaúcha, compreenderam a sua missão e atenderam ao chamado fundando o Pio Sodalício Damas de Caridade de Caxias do Sul. A atuação está vinculada ao significado das palavras Pio e Sodalício:

Pio: piedoso, compassivo, congregação de pessoas que cumprem deveres religiosos com finalidade e caridade.

Sodalício: sociedade de pessoas que trabalham juntas ou em comum.

Com o apoio do Padre Meneguzzi e toda a sociedade, essas mulheres empreendedoras, do início do século passado, sonharam, lutaram e conquistaram um espaço sagrado para toda a sociedade, o nosso Pompéia.

Desde sua origem, o Hospital de Caridade Nossa Senhora de Pompéia foi sempre da população da Serra Gaúcha, mesmo não sendo uma instituição pública. Ele é um hospital filantrópico, de direito privado, que sempre se dedicou às pessoas, “acolhendo a todos, independente de raça, cor, nível social ou outra condição” (BARP, 2022).

 

A evolução do Pompéia

A humanização de qualquer atendimento provocava inquietudes e o desejo de ampliar a atuação das Damas. Os desafios para que elas promovessem o bem-estar psicossocial transformavam-se em motivações e obras: o primeiro prédio, o primeiro automóvel ambulância, o prédio central, a farmácia, a capela, a “nova ala”, o bloco cirúrgico, a expansão do Pompéia em 1970, a UTI em 1974, a Escola de Saúde, Banco de Olhos, entre tantas outras melhorias de infraestrutura e o constante aperfeiçoamento de seus profissionais.

Além do trabalho das Damas, o Pompéia Ecossistema de Saúde sempre contou com o apoio da Igreja Católica, representada pelos seus religiosos – bispos, padres e freiras. Nosso Pompéia sempre teve o apoio da comunidade, dos profissionais liberais e públicos, dos empresários e suas empresas, das entidades e, em especial, dos profissionais da casa: nosso Time da Vida, que tem conquistado importantes certificações e reconhecimento nacional e internacional, que chancelam aquilo em que acreditamos: ser humanamente moderno.

Em 2023, completamos 110 anos de atuação e evoluímos de Hospital Pompéia para Pompéia Ecossistema de Saúde. 

Conheça nossas certificações

O Pompéia Ecossistema de Saúde conquistou diversas certificações ao longo dos anos, que comprovam a excelência nos serviços prestados, atendimentos e cuidados com cada paciente.

Sustentabilidade

Social

Doação de órgão

Econômica

Novo posicionamento: Ecossistema de saúde

Ambiental

A Ludfor Energia reconhece o Pio Sodalício das Damas de Caridade de Caxias do Sul, que no consumo de energia elétrica em suas instalações, utiliza somente energia elétrica proveniente de fonte limpa, totalmente renovável e que não agride o meio ambiente, desde 01/04/2021. A energia elétrica consumida pela empresa é proveniente de usinas de fontes incentivadas pelo governo federal (eólica, solar, biomassa, PCH e CGH), com o objetivo de obter uma matriz energética ambientalmente limpa e sustentável, estando de acordo com os princípios e valores da empresa. Com a utilização de energia de fonte renovável, a empresa obteve os seguintes indicadores de sustentabilidade:

Reduziu 410,135 tCO2e em emissões no ano de 2021
Totalizou 410,135 tCO2e desde abril e 2021

Inovação

Buscamos inovar nas grandes áreas para superar os desafios de nosso contexto. A primeira delas é na gestão de pessoas e de processos, que são as bases de qualquer organização e mais ainda para organizações vinculadas à saúde, que precisam ser cada vez mais humanas e sensíveis às necessidades do outro. Ter uma equipe preparada para fazer as escolhas certas e no tempo certo é fundamental.

Também buscamos inovar na oferta de serviços, para que sejam mais adequadas às demandas da sociedade. Temos consciência de que as necessidades de ontem não são as mesmas de hoje. Ao mesmo tempo, também precisamos vislumbrar as necessidades do futuro para estarmos preparadas para elas. Isto exige investimentos constantes em soluções tecnológicas, bem como em aperfeiçoamentos de nossos profissionais. O nosso papel como gestores é ser inovadores para oferecer soluções eficientes aos problemas de saúde.

Fonte Lara Sales Vieira – CEO do Pompéia Ecossistema de Saúde

Especialidades

Centro de Neurologia e Neurocirurgia
As doenças que afetam o sistema nervoso (cérebro, tronco encefálico, cerebelo, medula espinhal e nervos) e os componentes da junção neuromuscular …
Centro de Cardiologia
A cardiologia é a especialidade que cuida do coração e das doenças que podem afetá-lo. Embora exista a possibilidade de o indivíduo nascer com uma patologia …
Traumatologia e Ortopedia
Quando o assunto é traumatismo, em geral, os problemas são de alta gravidade e muito específicos, como, por exemplo, fraturas de braços e pernas ou…
Centro de Oncologia
A oncologia é uma especialidade médica que cuida do câncer – um conjunto de mais de 100 doenças caracterizadas pelo crescimento …