Conheça o Pompéia

Pronon

Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (PRONON) foi criado para incentivar ações e serviços desenvolvidos por entidades, associações e fundações privadas sem fins lucrativos que atuam no campo da oncologia.

O intuito é ampliar a oferta de serviços e expandir a prestação de serviços médico-assistenciais; apoiar a formação, o treinamento e o aperfeiçoamento de recursos humanos – em todos os níveis; e realizar pesquisas clínicas, epidemiológicas, experimentais e socioantropológicas.

Com isto, mais recursos são destinados ao desenvolvimento de ações de prevenção e de combate ao câncer, desde a promoção da informação, a pesquisa, o rastreamento e o diagnóstico até os cuidados paliativos. 

 O Hospital Pompéia vem se destacando, nos últimos quatro anos, na aprovação de Projetos Pronon junto ao Ministério da Saúde, com cinco projetos aprovados, onde podemos destacar:

1° Aquisição de equipamento para qualificar o diagnóstico oncológico do Hospital Pompéia, sendo adquirido um equipamento de tomografia;

2° Ressonância Magnética para o diagnóstico oncológico do Hospital Pompéia, com aquisição de um equipamento de Ressonância Magnética de 3 Tesla;

3° Ampliação e qualificação tecnológica do diagnóstico oncológico, com aquisição de um aparelho de mamografia;

4° Modernização tecnológica do equipamento de PET-CT, qualificando o diagnóstico oncológico, com aquisição de um aparelho de PET-CT;

5° Fortalecimento do diagnóstico de câncer do Hospital Pompéia, com aquisição de três sistemas de videoendoscopia flexível.

 

A grande maioria dos equipamentos são importados e a previsão de chegada é no final do primeiro semestre de 2022, com instalação no novo Centro Clínico que está em fase de conclusão de obra. A previsão de início de funcionamento dos equipamentos é no segundo semestre de 2022.

 

Um fato relevante que precisa ser destacado é a realização de exames, pagos pelo próprio projeto, não onerando o Sistema Único de Saúde.

 

Os recursos captados no valor de 17,1 milhões junto a empresas e pessoas físicas de todo o Brasil são incentivados pelo Governo Federal, possibilitando a dedução de até 1% do Imposto de Renda a pagar.

 

Cumpre destacar a importância e relevância dos projetos, uma vez que somos o único hospital do Rio Grande do Sul com projetos aprovados nos últimos três anos, e nosso objetivo principal é atender os pacientes com diagnóstico de câncer, priorizando não apenas o tratamento, mas principalmente fortalecendo as ações voltadas ao diagnóstico.