UTIs e Unidade de Cuidados Intermediários

UTI Adulto

Para atendimento que exige cuidados intensivos, o Hospital Pompéia disponibiliza três UTIs Adulto e uma UTI Neonatal. O acompanhamento médico e de enfermagem acontece em tempo integral.

A UTI Adulto conta com ventiladores pulmonares, monitores multiparamétricos, bombas de infusão, camas hospitalares elétricas, eletrocardiógrafo, desfibrilador, unidades de aquecimento, além de outros equipamentos para cuidar de forma atenciosa e precisa o paciente em tratamento intensivo.

Seguindo os padrões de atendimento do Hospital Pompéia, os colaboradores recebem formação complementar de forma regular. A intenção é tornar o atendimento mais humanizado e assertivo. À medida em que o paciente vai se recuperando, ele é encaminhado a Unidade de Cuidados Intermediários do Pompéia, a UCI, onde o cuidado ainda exige atenção, mas o paciente já não está na fase crítica.

 

Unidade de Cuidados Intermediários

A UCI é uma unidade de internação destinada a pacientes semicríticos/potencialmente críticos, que requerem atenção de enfermagem contínua, com recursos humanos especializados, materiais específicos e outras tecnologias destinadas ao diagnóstico e terapia. O setor recebe também pacientes que estavam na UTI, funcionando como uma passagem entre o tratamento intensivo e a sala de internação.

A UCI presta assistência a pacientes a partir de 14 anos, proporcionando atendimento humanizado e minimizando os riscos dos métodos preliminares e terapêuticos. Desta forma, os pacientes da UCI e da UTI são atendidos com a dedicação e atenção adequada, favorecendo a racionalização do uso dos leitos, particularmente das unidades críticas, otimizando custos e favorecendo o bem-estar dos usuários.

Entende-se por paciente semicrítico/potencialmente crítico como o paciente grave, que apresenta instabilidade clínica, com potencial risco de agravamento do quadro e que necessita de cuidados contínuos.

Horários de Visita da UTI e UCI:

das 11h às 11h30min;
das 16h às 16h30min;
das 20h às 20h30min.

 

UTI Neonatal

A UTI Neonatal do Hospital Pompéia foi totalmente reformada em 2015, cuidando de recém-nascidos de alto risco, prematuros ou que necessitam de cuidados especiais. O acompanhamento ocorre em tempo integral, garantindo que o bebê só saia dali quando estiver completamente saudável e pronto para os cuidados da família.

É importante lembrar que nem sempre os bebês que se encontram na UTI Neonatal estão doentes. Normalmente, eles precisam crescer um pouco antes, até poderem respirar e deglutir sem auxílio de aparelhos – ações que os recém-nascidos com algum risco não conseguem realizar sozinhos. 

O tratamento normalmente é indicado para nascidos antes dos 9 meses de gestação ou de baixo peso – menos de 2,5 Kg. Porém, se houver outra complicação, como problemas respiratórios, o bebê pode precisar de cuidados intensivos.

Horários de visita:

Das 15h às 15h20min. Os pais têm acesso 24 horas.