Índice
Acreditação ONA
Selo Diamante em Esterilização
Distinção do Serviço de Hemodinâmica - Nível Diamante
O Hospital Pompéia recebeu a reacreditação com excelência na qualidade de serviços de saúde oferecidos. Este é o mais alto nível concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). O processo de acreditação assegura que o cuidado com o paciente é uma prioridade da instituição de saúde.
O resultado mostra a evolução do Hospital em sua qualidade de gestão e assistência, afinal, uma instituição acreditada deve atender a um rigoroso conjunto de normas e legislações do setor de saúde (leia mais abaixo).
O Pompéia é o hospital de referência na Serra Gaúcha, reconhecido pelo Ministério da Saúde como estratégico para a região. Isto é fruto dos frequentes investimentos em equipamentos, reformas e cursos para complementar a formação dos colaboradores.
Com capacidade para atender 1,2 milhão de pessoas, o Pompéia cuida de toda Serra Gaúcha. São 1.600 colaboradores, atendimento para todas especialidades, referência para atendimento a urgência e emergência. Isso sem contar os 300 leitos disponíveis, 13 salas cirúrgicas, 4 UTIs para adultos e 1 neonatal.
Além disso, o Pompéia mantém três centros de saúde especializados para o atendimento de doenças crônicas: Instituto de Nefrologia (INNEFRO), Instituto do Câncer (INCAN) e o Instituto de Cardiologia (INCARDIO). Conta ainda com o Instituto de Diagnósticos do Hospital Pompéia (INDIP), um centro próprio composto por equipamentos de alta tecnologia.
A metodologia ONA
A Organização Nacional de Acreditação é uma entidade não governamental e sem fins lucrativos que certifica a qualidade de serviços de saúde no Brasil, com foco na segurança do paciente.
A metodologia é reconhecida pela ISQua (International Society for Quality in Health Care), associação parceira da OMS, que conta com representantes de instituições acadêmicas e organizações de saúde de mais de 100 países.
O objetivo da ação é promover um processo constante de avaliação e aprimoramento nos serviços de saúde e, dessa forma, melhorar a qualidade da assistência no País.
A acreditação possui três níveis possíveis, que dependem do grau de maturidade de cultura de segurança do paciente em que se encontram. São eles:
O Centro de Materiais Esterilizados (CME) do Hospital Pompéia é reconhecido pelo Programa de Certificação em Qualidade Assegurada de Limpeza e Esterilização, da 3M. O setor, responsável pela higienização e esterilização dos materiais utilizados nos cuidados aos pacientes, recebeu a capacitação especializada da multinacional e, no fim do programa, obteve o reconhecimento na categoria Diamante. Apenas quatro hospitais do RS receberam esta certificação.
O programa reconhece mundialmente as instituições hospitalares que possuem rigorosos protocolos de esterilização e higienização dos materiais utilizados nos cuidados com os pacientes.
A Certificação na categoria ‘Diamante’, garante que os procedimentos estão de acordo com normas internacionais de segurança e qualidade. São testadas, por exemplo, o vapor utilizado na esterilização, calibração dos equipamentos, além de indicadores de gestão, plano de ação detalhado e indicadores dos desvios.
O acompanhamento das atividades no Hospital Pompéia ocorreu entre outubro de 2018 e junho de 2019, com o objetivo de consolidar boas práticas nos processos de limpeza e esterilização. Para isto, a 3M utiliza as recomendações da Anvisa, Sobecc e outras instituições nacionais e internacionais. Para ser reconhecida pela 3M, a instituição deve elaborar os protocolos de limpeza e esterilização, capacitar a equipe e efetuar as avaliações de acordo com elas.
A certificação atesta a preocupação constante do Hospital Pompéia com a segurança do paciente. Essa iniciativa busca alcançar a excelência na qualidade da assistência com a consequente redução de custos, diminuição da incidência de infecções, prevenção, minimização de danos à pele e otimização do tempo dos profissionais da área da saúde.
Desde 2015, o Instituto de Cardiologia do Hospital Pompéia (INCARDIO) possui o Nível Diamante no Projeto de Certificação de Qualidade da Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista (SBHIC). A categoria é o maior reconhecimento nas avaliações da instituição, que também conta com o IQG, maior entidade acreditadora do Brasil, no processo de certificação.
O certificado atesta a excelência dos serviços aos pacientes, fortalecendo a confiabilidade na instituição, bem como assegura seus altos padrões de segurança e qualidade no atendimento cardiológico. A concessão do selo é baseada na avaliação da estrutura organizacional, de atendimento, dos serviços de apoio, gestão de suprimentos, biossegurança, protocolos assistenciais, rotinas técnicas, gestão de riscos e controle de resultados clínicos.
O Pompéia é um dos pouco mais de 20 hospitais reconhecidos pela SBHIC no país – e o único do Rio Grande do Sul em qualquer categoria. A conquista é resultado do comprometimento de uma equipe multidisciplinar constantemente em atualização, além do empenho em adquirir equipamentos de ponta para o cuidado do paciente. A revalidação do certificado acontece anualmente, garantindo a continuidade da qualidade no atendimento.