Notícias

13/10/2020

Com medida de testagem em massa, Pompéia já realizou mais de 4 mil testes rápidos para covid-19

Compartilhe:

O Hospital Pompéia foi além dos protocolos para assegurar a saúde de seus funcionários e pacientes. Em meio a pandemia, a instituição decidiu por realizar a testagem em massa em funcionários e também nos pacientes, mesmo que a suspeita da internação não seja de coronavírus. Com isso, já contabiliza mais 4.410 testes rápidos lgm/igg feitos.

De acordo com o Coordenador do Serviço de Controle de Infecção, Juliano Fracasso, essa ação se fez necessária pelo cenário de contágio na região. “Adotamos esta medida diante do aumento dos casos divulgados na curva epidemiológica regional. Apesar de não ser uma recomendação formal preconizada, tal ação fez com que diante de um cenário de transmissão comunitária, identificássemos pacientes que testaram positivo e que o motivo da internação era diverso”.

A testagem em massa só foi possível pelo trabalho árduo da direção para garantir uma grande reserva de testes. Essa preocupação estava presente desde o começo do ano. Isso porque, o Hospital fez contato com o fornecedor logo quando os primeiros testes validados pela ANVISA foram divulgados.

“Os testes foram adquiridos, antes mesmo, de estarem a pronta entrega. Foram comprados mais de 5 mil. Além disso, também recebemos os mesmos por doação”, afirma o coordenador do Serviço de Controle de Infecção.

Ainda conforme o médico infectologista, a medida surgiu com o intuito de ter um mais rastreabilidade dos casos dentro da instituição. “Aproveitamos como uma forma de rastreio dos pacientes que ingressavam no hospital. Essa medida foi necessária para acrescentar mais segurança ainda nos processos internos além de todas as precauções”, ressalta Fracasso.

Em relação ao protocolo utilizado, ao ingressar no Hospital Pompéia, todos os pacientes realizam, primeiramente, o teste rápido para constatação de coronavírus ou não. O procedimento de testagem é feito antes da internação ou de qualquer cirurgia.

O Hospital Pompéia, além disso, ressalta que desde março está avaliando e abordando todos os pacientes que relatam sintomas que podem ser constatados como da covid-19. Por fim, segue reforçando as medidas protetivas para todos que frequentam a instituição.   

Compartilhe: