Livro 105 anos de Voluntariado

Por meio de fotografias, curiosidades e depoimentos nunca antes publicados, o livro “105 anos de voluntariado: a história do Pio Sodalício das Damas de Caridade do Hospital Pompéia” resgata a trajetória e a construção desta instituição que foi desenvolvida junto com Caxias do Sul.

 

A obra descreve a trajetória das Damas de Caridade da fundação até o ano de 2018, quando o Hospital Pompéia completa 105 anos. A obra passa também pelos principais acontecimentos da instituição, dividida entre as 28 diretorias do hospital até então. Trata-se de um livro para contar à comunidade caxiense a verdadeira história de um grupo protagonizado por mulheres. A obra não se baseia na atuação individual de cada pessoa, mas sim, na força e na persistência de um grupo que vigora até os dias de hoje e tem como meta trabalhar, visando a dignidade e o respeito ao próximo a fim de construir uma sociedade mais justa e igualitária.

 

O livro que faz parte das atividades alusivas aos 105 anos da instituição contém capítulos dedicados as memórias das primeiras Damas, o perfil e a participação das ex-presidentes e a fundação da associação. Para compor o material, o jornalista Guiomar Chies colheu depoimentos dos próprios familiares, documentos em cartórios, Mitra Diocesana, além de pesquisa nas atas e reuniões realizadas desde 1913.

 

A capa do livro é ilustrada pelo designer Marco Aurélio Spalding Verdi que já tem um envolvimento afetivo com o trabalho do Pio Sodalício, visto que sua mãe, Maria Tereza Spalding Verdi foi presidente de 2011 a 2013.

 

Ficou interessado nesta história? Solicite um exemplar através do e-mail ensino@pompeia.org.br.