Notícias

12/06/2017

INCAN inaugura novas instalações

Solidariedade, carinho e dedicação foram palavras-chave durante a solenidade de inauguração das novas instalações do INCAN – Instituto do Câncer do Hospital Pompéia. O evento aconteceu nesta sexta, às 10 horas, e contou com a presença de autoridades, empresários, apoiadores e imprensa, além de médicos e equipe do instituto.

A ampliação da infraestrutura de atendimento foi financiada com recursos obtidos através de doações em campanha iniciada em dezembro de 2016. O montante arrecadado foi de R$ 155 mil. O INCAN foi ampliado em 50 m2, e agora possui uma nova recepção, com capacidade para acomodar 51 pessoas, bebedouro, ar condicionado, sanitário acessível, três novos consultórios equipados e sala para os prontuários dos pacientes. Também foram realizadas melhorias no piso, forro e esquadrias.

Conforme a coordenadora médica do INCAN, Dra. Mariangela Moschen, “tratar o câncer é muito mais do que aplicar remédio no paciente, é preciso cuidado qualificado”. E foi justamente pensando neste cuidado, mais humanizado e preocupado com o conforto e acolhimento, que a equipe do instituto idealizou este projeto.

Para o superintendente geral, Francisco Ferrer, a resiliência e a organização da equipe multidisciplinar aplicadas no dia-a-dia foram essenciais para permitir o aumento expressivo no número de atendimentos, além dos já mais de mil pacientes em tratamento. Ferrer agradeceu os recursos doados por fornecedores do hospital, empresas amigas, pacientes, médicos e comunidade em geral.

Vera Caregnato Orsso, presidente da Liga Feminina de Combate ao Câncer de Caxias do Sul, falou em nome de todos os apoiadores do projeto. Por sua vez, a presidente do Pio Sodalício Damas de Caridade, Sandra Maria Paim Della Giustina Barp, agradeceu e elogiou o compromisso da comunidade com o Pompéia.

Também presente na solenidade, o prefeito de Caxias do Sul, Daniel Guerra, ressaltou a qualidade dos serviços prestados pelo INCAN, desde o atendimento médico à manutenção e limpeza dos ambientes. Em visita aos quartos, um dos pacientes com quem conversou contou que “o atendimento recebido é tão completo e acolhedor que nem parece se tratar do SUS”. Esta fala, segundo Guerra, marca e preocupa, porque se por um lado a comparação foi positiva, de outro é preciso chegar a um momento em que o SUS seja percebido com a mesma qualidade e confiabilidade da rede privada, sem diferenças.

Pouco depois do descerramento da placa de inauguração, o Padre Cláudio Pezzoli, Capelão do Hospital Pompéia, procedeu com a Benção Especial às novas instalações e enalteceu a importância da solidariedade em momentos de crise, fundamental para o sucesso de ações como a campanha promovida para a ampliação do INCAN. “A isso podemos chamar esperança”, acrescentou.

Há quase dez anos, o INCAN presta um atendimento mais humanizado a pacientes com câncer, proporcionando uma melhora significativa na qualidade de vida dessas pessoas. A equipe é formada por profissionais de diferentes áreas. Dentre os serviços oferecidos estão o diagnóstico, consultas, quimioterapia, cirurgias, tratamentos, biópsias e pesquisas clínicas. A ampliação e melhorias na infraestrutura garantem a continuidade e aprimoramento dos serviços prestados.

Crédito Foto: Melina Zanotto

Compartilhe

Imagens

Áudios

Vídeos

Documentos