Notícias

07/08/2019

Hospital Pompéia comemora 106 anos de idade junto à comunidade caxiense

O Hospital Pompéia nasceu da vontade de fazer o bem e cuidar do próximo. E todo o dia 12 de agosto, este espírito se renova no hospital, quem completa 106 anos na data, próxima segunda-feira. Para comemorar o marco, a instituição preparou uma semana de comemorações.

 

No 07 de agosto, o Hospital recebe a professora de enfermagem da USP, Maria Julia Paes da Silva. Referência nacional no cuidado com o paciente, sua formação é focada na comunicação interpessoal e terapêutica, humanização e qualidade nos atendimentos na área de saúde. Desta forma, a professora, que também é autora de nove livros e centenas de artigos científicos, defende práticas complementares aos cuidados com a saúde, sempre com foco no contato com o paciente. A palestra, direcionada a todos os profissionais de saúde, é aberta ao público (mais informações abaixo).

 

Já no dia 10 de agosto, às 16h, haverá uma missa na capela do Hospital Pompéia.  Não é por acaso que os princípios do hospital são espelhados nos ensinamentos de caridade da religião. As Damas do Pio Sodalício, que fundaram a instituição, haviam angariado fundos para a construção do altar-mor da Igreja Matriz de Santa Tereza pouco antes de concentrarem esforços para o surgimento do Pompéia. A missa também é aberta ao público.

 

E no aniversário do Hospital Pompéia, haverá uma ação social no pátio da instituição, à frente do prédio histórico. Na ocasião, os alunos da Escola de Saúde do Pompéia estarão verificando pressão arterial e aplicando testes de glicose, oferecerão orientações de saúde a população além de uma série de atrações como espaço para as crianças pintarem, música e atividades desenvolvidas pelos voluntários do Espanta Dodói.

 

Sobre o Hospital Pompéia:

 

O Pompéia é o hospital de referência na Serra Gaúcha, reconhecido pelo Ministério da Saúde como estratégico para a região de 1,2 milhões de habitantes. Isto é fruto dos frequentes investimentos em equipamentos, reformas e cursos para complementar a formação dos colaboradores.

 

Com 300 leitos disponíveis, 13 salas cirúrgicas, três UTI’s para adultos e uma neonatal, o Pompéia nunca deixou de atender o sistema público de saúde, sendo filantrópico desde sua fundação. O Hospital Pompéia conta com 1500 colaboradores, atendimento para todas especialidades médicas, além de ser referência para atendimento a urgência e emergência.

 

Além disso, o Pompéia mantém três centros de saúde especializados para o atendimento de doenças crônicas: Instituto de Nefrologia (INNEFRO), Instituto do Câncer (INCAN) e o Instituto de Cardiologia (INCARDIO). Conta ainda com o Instituto de Diagnósticos do Hospital Pompéia (INDIP), um centro próprio composto por equipamentos de alta tecnologia.

 

Recentemente, o Pompéia recebeu a Acreditação em Excelência, mais alto nível concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). O processo foi conduzido pelo IQG, maior instituição de acreditadora do país. O processo de acreditação assegura que o cuidado com o paciente é uma prioridade da instituição de saúde.

 

Serviço:

Programação de aniversário dos 106 anos do Hospital Pompéia

 

07 de agosto

Palestra “Ancorando Empatia – um cuidado especial com a vida”, com Dra. Maria Julia Paes Silva.

Horário: 10h

Local: Personal Royal Hotel, R. Garibaldi, 153 - Pio X, Caxias do Sul

 

10 de agosto

Missa campal

Horário: 16h

Local: Capela do Hospital Pompéia

 

12 de agosto

Ação social

Horário: das 09h às 16h30min

Local: No pátio do Hospital Pompéia, em frente ao prédio histórico

Compartilhe