Notícias

07/11/2018

Hospital Pompéia adquire equipamento rápido e moderno para teste de tuberculose

O Laboratório de Análises Clínicas do Hospital Pompéia adquiriu um moderno equipamento para o diagnóstico de doenças infecciosas, o GeneXpert. Com esta nova tecnologia, o equipamento é capaz de apresentar o resultado em duas horas, a partir do método de PCR em tempo real (reação de cadeia polimerase).

Com o uso do kit de tuberculose para o GeneXpert é possível detectar fragmentos dessa bactéria em diferentes tipos de amostra como escarro, aspirado traqueal, punções, lavados, entre outros. O equipamento identifica também se existe resistência à Rifampicina, antibiótico de escolha para o tratamento da tuberculose, gerando um diagnóstico eficaz, rápido e preciso para o uso clínico.

A tuberculose é uma doença infectocontagiosa que segundo o Ministério da Saúde possui cerca de 66 mil novos casos no Brasil todos os anos. Os principais sintomas são tosse seca por mais de três semanas, febre vespertina, sudorese noturno e cansaço. 

Ainda, o Hospital disponibiliza um diagnóstico ágil para a Clostridium difficile, bactéria que está presente na flora intestinal. Esta infecção acomete os pacientes internados e os sintomas incluem diarreia, febre e vômito.

“Este equipamento é considerado como o mais moderno disponível nos dias atuais. Ele possui agilidade em sua análise, sendo possível tomar decisões mais assertivas e rápidas em relação ao paciente”, explica o coordenador responsável pelo Laboratório de Análises Clínicas do Hospital Pompéia, Luciano Sônego.

O Pompéia é o único Hospital da região nordeste do Rio Grande do Sul a disponibilizar este equipamento e segue firme no seu compromisso em oferecer serviços e equipamentos com qualidade, resolutividade, inovação, sempre a serviço da vida.

 

Compartilhe