Notícias

12/06/2019

Centro de Materiais e Esterilização do Hospital Pompéia recebe certificação mundial de qualidade

O Centro de Materiais Esterilizados (CME) do Hospital Pompéia foi reconhecido no Programa de Certificação em Qualidade Assegurada de Limpeza e Esterilização, da 3M. O setor, responsável pela higienização e esterilização dos materiais utilizados nos cuidados aos pacientes, recebeu a capacitação especializada da multinacional e, no fim do programa, obteve o reconhecimento na categoria Diamante. Apenas quatro hospitais do RS receberam esta certificação. A premiação será na quinta-feira, 13 de junho, em Campinas/SP, com todos os representantes hospitalares certificados no programa da 3M.

 

O programa prevê educação continuada e aplica três testes em instituições que participam pela primeira vez do programa, como é o caso do Pompéia. São testadas, por exemplo, o vapor utilizado na esterilização, calibração dos equipamentos, além de indicadores de gestão, plano de ação detalhado e indicadores dos desvios.

 

O treinamento ocorreu entre outubro de 2018 e junho de 2019, com o objetivo de instituir boas práticas nos processos de limpeza e esterilização. Para isto, a 3M utiliza as recomendações da Anvisa, Sobecc e outras instituições nacionais e internacionais. Para ser reconhecida pela 3M, a instituição deve elaborar os protocolos de limpeza e esterilização, capacitar a equipe e efetuar as avaliações de acordo com elas.

 

Segundo o enfermeiro responsável pelo CME, Michel Doebber, a efetividade dos protocolos e indicadores implantados no programa já são sentidos, havendo quedas expressivas nos controles de desvios. A ação aumenta a segurança do paciente e do profissional da saúde, além de conferir mais qualidade e agilidade nos processos de esterilização.

 

Sobre a 3M

 

A 3M aplica a ciência de forma colaborativa para melhorar vidas diariamente. A 3M aplica ciência de forma colaborativa para melhorar vidas diariamente. Este Ano contemplou a 10ª Edição do ESTERIL U- evento científico para capacitação das equipes de esterilização. Com cerca de 91 mil funcionários conectados com clientes em todo o mundo e mais de 55 mil itens de produtos inovadores para diferentes mercados. No Brasil, o Grupo 3M  conta com cinco fábricas instaladas no estado de São Paulo, que compôem a 3M do Brasil, além da empresa 3M Manaus, instalada no amazonas. hoje a 3M do Brasil conta com cerca de 3.400 funcionários.


 

Compartilhe